Jovens Titãs

por Camilla Martins
23 de abril de 2017


Escolher a profissão pode ser uma tarefa um tanto complicada para jovens. Uma matéria de 2011 feita pelo estadão, descreve bem isso.
“Sem orientação adequada, a decisão acaba levando em conta critérios objetivos, mas discutíveis - como os salários pagos na área pretendida e a perspectiva de crescimento do mercado (opção indicada por 18% dos entrevistados como uma boa forma de eleger a profissão). Há também argumentos bem mais frágeis, como a ideia de que o curso de Engenharia Naval é indicado para quem gosta de velejar ou que os amantes de videogames terão êxito caso escolham Ciência da Computação. ”

“São as escolhas equivocadas as principais responsáveis pelos porcentuais de evasão universitária, um índice que chega a 40% do total de matriculados. ”

Outro contexto importante de levarmos em consideração é o processo preparatório dos jovens para o mercado de trabalho. Itens como Foco, Liderança, Engajamento, Missão e propósito de vida ficam de fora dos currículos escolares e de universidades.

Cabendo pôr fim a empresa assumir esta responsabilidade. 



A pauta “Desenvolvimento de pessoal” é assunto complexo, não sendo visto com bons olhos pelos donos de empresas, visto que demanda recursos financeiros, que para muitos são vistos como desnecessários.

Esta falta de interesse em desenvolver pessoas provem da cultura e dos resquícios da Revolução industrial e indo um pouco mais longe no tempo, ainda temos as sombras do regime escravocrata seguindo os mais profundos pensamentos de muitos líderes no ambiente corporativo. 
Ledo engano, as pessoas são o grande diferencial de uma organização, e deveriam ser visto como o maior patrimônio da empresa.
Porque? Porque isso aumenta satisfação, que aumenta motivação, que aumenta qualidade de vida, que aumenta produtividade, que aumenta lucros - Resultados para a Empresa.

Mediante a isso Camilla Martins (CEO) da Escola Nacional de Desenvolvimento Humano aconselha, "Em momentos de crise na empresa, corte gastos, contudo invista em treinamentos, esta é a formula da retomada do crescimento".


Meireles et al. (2004), descreve que organizações necessitam de profissionais capacitados e treinados para alcançar as suas metas e objetivos, realizando trabalhos contínuos com os profissionais integrados nas suas próprias funções e no contexto institucional; sendo que a principal forma para que isso ocorra é a educação do funcionário no seu local de trabalho, facilitando, com isso, a transformação do potencial do trabalhador de acordo com a realidade que o cerca.

Meireles VC, et al. Características dos Idosos em Área de Abrangência do Programa Saúde da Família na Região Noroeste do Paraná: contribuições para a gestão do cuidado em enfermagem. Revista Saúde e Sociedade.



E porque optar por educar Jovens que fazem parte de programa com foco para o primeiro emprego?





1º Acreditamos que neste momento o indivíduo está totalmente aberto para novos conhecimentos e habilidades. Fator que reduz quase a 0 em indivíduos adultos que já possuem algum tipo de experiência de mercado.
2º Ponto não menos importante já dito acima destaca a falta de preparo dos jovens para entrar no mercado de trabalho.
3º As empresas precisam se preparar para preparar não somente os jovens como também os demais membros das equipes.
A tarefa pode parecer árdua, mas não impossível. 


Empresas como a Escola Nacional de Desenvolvimento Humano pensando nisso estão desenvolvendo treinamentos específicos para esta fase e num projeto piloto está convidando empresas e a comunidade que participam de algum programa de capacitação para jovens para fazer parte deste projeto.


Qual o objetivo deste projeto?

Criar um programa de aceleração de desenvolvimento pessoal para jovens que tem como objetivos:

- Gerar foco

- Preparar futuros lideres

- Descobrir missão e propósito

- Carreira de sucesso

- Comprometimento e responsabilidade. 

E qual os benefícios para a empresa?

Além de auxiliar no desenvolvimento de grandes personalidades, estes jovens não deixam de ser colaboradores da empresa, assim é possível elevar RESULTADOS, utilizando estes jovens como multiplicadores do conhecimento aprendido. Assim é possível intensificar o aprendizado, visto que quem ensina aprende duas vezes.



Faça parte você também

SE VOCÊ TEM UMA EMPRESA OU FAZ PARTE DE UMA COMUNIDADE QUE CUIDA DE JOVENS ACESSE:

www.dicasdelideranca.com



Um pouco de nós

A Escola Nacional de Desenvolvimento Humano é uma empresa que tem como objetivo gerar resultados por meio de treinamentos de Gestão de pessoas como foco para alta performance, engajamento, excelência, produtividade e liderança, adequadas as necessidades de cada cliente. Para tanto conta com treinamentos online e presenciais, e acompanhamento do desenvolvimento destas lideranças. Nossa missão é desenvolver pessoas profissionalmente e pessoalmente trazendo não somente aumento de resultados positivos, e sim equilíbrio, qualidade de vida e plenitude. O foco do nosso trabalho está direcionado à ações práticas e otimizadas, voltadas aos interesses e às necessidades de clientes que desejam melhorar resultados e desenvolvimento pessoal de maneira sólida e duradoura. 


Conheça mais sobre nós em www.endh.com.br



Saiba Mais

Desenvolvendo a juventude... Você muda o mundo...

Quer aprender mais? Inscreva-se em nosso canal do YouTube: http://www.youtube.com/c/PessoasdeSucesso

Resolvendo problema de liderança nas empresas

Por Camilla Martins...

Que tipo de líder é você?

Você sabia que pessoas em cargos de gestão conseguem alcançar alta performance? Sim é muito comum que pessoas de um modo geral alcancem a alta performance... O problema é que mais de 80% destas pessoas não conseguem se manter em alta performance... 


Quer saber mais? 

Baixe o ebook agora etermine esta leitura


Clique aqui